Linha de Évora, Troço Évora Norte - Freixo
Corredor Internacional Sul
Ferrovia 2020
  • Troço Évora Norte - Freixo
  • Troço Évora Norte - Freixo 1
  • Troço Évora Norte - Freixo 2
Localização
Concelhos abrangidos:
Redondo e Évora
Extensão
O troço Évora Norte – Freixo da Linha de Évora desenvolve-se entre o pk 126+000 e o pk 146+500 (20,5 km).

Âmbito da Intervenção

A empreitada de construção do troço da Linha de Évora entre Évora Norte e o Freixo, compreende a execução dos seguintes trabalhos:

  • Criação de nova plataforma de via-férrea, numa extensão de 20,5 km

  • Execução de uma estação técnica

  • Construção de 13 Obras de Arte Correntes (oito Passagens Superiores; três Passagens Inferiores e duas Passagens Agrícolas)

  • Construção de seis Obras de Arte Especiais (Pontes Ferroviárias):

    • Ponte sobre a Ribeira do Freixo, com 284 m de extensão;

    • Ponte de Machede, com 119 m de extensão;

    • Ponte das Bicas, com 220 m de extensão;

    • Ponte da Pardiela, com 358 m de extensão;

    • Ponte da Palheta, com 575 m de extensão;

    • Ponte do Freixo, com 180 m de extensão.

A nova plataforma de via férrea e as Obras de Arte estarão preparadas para uma futura duplicação da via.

Benefícios

A conclusão da modernização/construção do Corredor Internacional Sul Sines/Setúbal/Lisboa-Caia, no qual se integra este troço, irá permitir alcançar os seguintes benefícios:

  • Reforço da coesão económica e social no território nacional;
  • Melhoria da mobilidade;
  • Aumento da capacidade / oferta de novos serviços;
  • Aumento da eficiência e competitividade do transporte de mercadorias;
  •  Redução de tempos de percurso;
  • Redução de emissões GEE;
  • Diminuição de custos para os operadores ferroviários;
  • Promoção do aumento da quota ferroviária;
  • Possibilidade de circulação de comboios de mercadorias até 750m;
  • Reforço das ligações com a Europa;
  • Redução da sinistralidade e de congestionamento.

Financiamento Comunitário

UE